quinta-feira, 7 de junho de 2018

A Ingratidão na visão de Exu Marabô

- História verídica contada com a permissão de Exu Marabô -


Um dia em um terreiro de Umbanda, se tinha iniciado uma gira com os irmãos guardiões da esquerda que normalmente chamamos de exus e pombagiras.

Uma filha dessa casa que já á algum tempo se tinha afastado se dirige pra consulta com Exu Marabô:

- Salve meu Pai! Laroyê!


- Boa noite filha. Como vai? Faz tempo que não a vejo neste chão!

- Sim meu pai… não tenho tido muito tempo pró terreiro. Minha vida social estava em baixo e sabe como é, né? Tive que socializar com o mundo.

- Ah, claro que entendo sim. E o que a fez de novo voltar?

- Sabe meu Pai, estou precisando de ajuda…

- De novo? (gargalhadas)

- Sim, minha vida deu um tremendo nó. Tudo embrulhou. Estou sem namorado, fui despedida do trabalho, e para piorar descobriram em mim um cancer iniciando… não sei o que se passou, tudo estava indo tão bem, e de repente… (choro). Pode fazer algo pra me ajudar meu Pai?

- Sabe filha… não sei se lembra, mas quando chegou pela primeira vez nesta casa, em minha casa, você vinha um farrapo humano.

Eu, com a permissão dos Orixá e do Pai Maior, lhe abri a porta e permiti sua entrada, pois tudo passa primeiro por mim, antes de chegar aos outros guias chefe.

Eu, atendendo á compaixão do Pai Maior, a seu pedido de ajuda e á sua condição na época, lhe desembarecei as teias negativas em sua vida, e lhe abri os caminhos.

Isso permitiu que o Pai e Mãe da casa, e seus irmãos desenvolvessem esforços para lhe ajudar.

Você pode não saber mas seus Pais de Santo, perderam seu tempo das suas vidas preocupados consigo, orando por si.

Gastaram dinheiro próprio, comprando elementos necessários para realizar oferendas em seu nome, de modo a mover energias para abrirem seus caminhos e a melhorar sua vida, pois sabiam que você nem pra comer tinha.

Seus irmãos espirituais do chão em que você pisa, desenvolveram esforços entre todos, para lhe ajudar.

Lembra que você nem tinha teto pra dormir? Uma casa por mais humilde que fosse surgiu pra você.

Lembra que dormia no chão pois nem mobiliário tinha? Pois seus irmãos lhe arranjaram cama e outras mobílias pra que você se sentisse mais confortável.

Lembra que não tinha quase roupa nenhuma e tinha de usar a mesma repetidas vezes? Pois seus irmãos lhe deram roupas e aconchego.

Lembra que nem emprego certo tinha e quase ou nada ganhava pra sobreviver? Pois eu lhe abri os caminhos e lhe direcionei as pessoas certas de modo a lhe proporcionar um emprego estável e que ganhasse o suficiente pra viver.

Então as portas lhe foram abertas, ajuda você teve, foi até recebida e acolhida na corrente mediúnica da casa, e lhe dada permissão para fazer seu desenvolvimento mediúnico.

E o que você fez?

Depois de se achar servida, você simplesmente abandonou a família que lhe acolheu no pior momento da sua vida.

Você foi ingrata, tanto para seus pais de santo, como para seus irmãos de santo, como para todos os guias da casa e orixá.

Você deveria ser eternamente agradecida e grata a quem lhe ajudou.

E agora vem com esse papo furado de que precisava de melhorar sua Vida Social?... 

Mas você nem vida social tinha antes de procurar o terreiro. Você estava prestes a se tornar num dejeto da sociedade. Numa coisa bem pior do que já estava. Nem imagina sequer as coisas que iria ter de passar para arranjar dinheiro pra comer…

Sabe um ponto que tanto curimbam pra mim que diz assim: “Exu é moço branco, é faceiro no andar, quem não paga pra Exu, Exu dá torna a tirar”?

Pois é, esse ponto não fala somente nas promessas de oferendas e compromissos que se faz pra que Exu dê proteção e abra os caminhos de quem pede e faz por merecer. Esse ponto fala também da Gratidão, de saber ser grato e reconhecido a quem lhe ajudou.

Então minha filha, isso que está passando agora, é uma reação á sua ação.

Isso só vai passar, quando você entender tudo o que eu falei, e colocar isso no interior do seu ser, do seu coração. Quando você tiver mais consideração pelos seus pais de santo, pelos seus irmãos de santo e pelos guias e orixá. Quanto for de verdade uma pessoa grata com os outros e com a vida. Então ai, eu vou poder de novo lhe ajudar. 


Mas não esqueço o que você um dia fez, e só quando me provar que se tornou um ser melhor, é que estarei do seu lado, caso contrário… estarei contra. Eu e todos que militam na esquerda.




Sem comentários: